8 de fev. de 2012

Rede Terra Viva

Uma pausa para divulgar uma ótima iniciativa chamada Rede Terra Viva. Conforme informações do site, trata-se de um empreendimento de economia solidária, que busca estabelecer alianças entre consumidores e produtores de alimentos e outros produtos que respeitem o meio ambiente, as relações humanas e a saúde. 

Menos agrotóxico e mais saúde!
Se trata de um projeto promovido pela ONG 4 Cantos do Mundo desde 2006 e tem adquirido cada vez mais força com a participação de produtores, consumidores e voluntários interessados na disseminação dos princípios da economia solidária e do consumo consciente. 
A rede promove feiras com produtos (categorizados por eles como agroecológicos, transição agroecológica, orgânicos e artesanais) que são fruto do trabalho de associações, cooperativas, agricultores familiares e urbanos. As feiras são realizadas de diversas formas:
  • Feiras presenciais: ocorrem aos sábados no Núcleo Santa Tereza, localizado na rua Mármore, 258, bairro Santa Tereza. E no Núcleo UFMG, no D.A. da biologia, no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, as feiras nesse núcleo ocorriam às terças-feiras, porém, com as férias da universidade, esse período precisa ser confirmado.
  • Feiras virtuais: no qual o consumidor se cadastra por e-mail e recebe as ofertas em casa, ou as pega no próprio Núcleo Santa Tereza.
  • Feiras itinerantes: ocorrem durante eventos, no qual eles podem realizar palestras, oficinas e rodas-de-conversa.
  • Grupos de compras: no qual os associados a rede podem comprar os produtos na reposição do estoque, a preço de custo.
  • Núcleos de consumo: são grupos de consumidores que se organizam e realizam os pedidos coletivamente, com custo de entrega reduzido.
Quando vir essa imagem, confie na procedência!
Para maiores informações, cadastro e acesso à agenda de 2012, é só acessar o site da Rede Terra Viva!

Quem disse que boas idéias só surgem na "gringolândia"? E nós aqui nos fartando de agrotóxicos, tsc tsc...